Febraban e CNF lançam o “Selo de Prevenção a Fraudes” para certificar instituições financeiras

A Febraban e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) lançaram o “Selo de Prevenção a Fraudes” para certificar instituições que implementam políticas de segurança eficazes na proteção dos clientes. A iniciativa pretende elevar os padrões de segurança no setor bancário e conscientizar os consumidores sobre as melhores práticas de proteção contra golpes. A certificação será exibida nos sites dos bancos que atenderem aos requisitos estabelecidos, garantindo maior confiança nas transações financeiras.
Nesta primeira fase, instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Safra já foram certificadas, e outros bancos estão em processo de avaliação. A CNF é responsável pela governança do selo e conta com o apoio de uma consultoria especializada para garantir a imparcialidade na análise das práticas antifraude adotadas pelos bancos. O selo tem validade de um ano e poderá ser renovado anualmente, incentivando as instituições a manterem suas políticas atualizadas e eficientes.
A metodologia envolve exigências relacionadas as obrigações regulatórias, mas também medidas de gestão de riscos, compliance e governança corporativa, como implementação de procedimentos e melhores práticas do mercado e trabalho de conscientização dos colaboradores e clientes em relação à prevenção de fraudes.
A parceria entre Febraban, CNF e Zetta, que inclui fintechs como Nubank, reflete um esforço conjunto para padronizar as práticas de proteção em um mercado cada vez mais digital. O presidente da Febraban, Isaac Sidney, destacou que o objetivo é assegurar um ambiente digital seguro para os clientes e reforçar as ações de conscientização sobre os riscos de golpes.
O HNaves oferece consultoria especializada às instituições financeiras que tenham interesse na certificação, auxiliando as empresas na reunião de documentos e prestação de informações acerca dos requisitos necessários à avaliação e obtenção do Selo.