BANCO CENTRAL DIVULGA PROJETOS APROVADOS NO CICLO 1 DO SANDBOX
Em 25 de novembro de 2021, o Banco Central do Brasil divulgou sete projetos selecionados para o Ciclo 1 do Sandbox Regulatório (“Sandbox”).
Confira a lista:
- Empréstimo com garantia de imóvel, com o pagamento no vencimento e sem amortizações periódicas, conjugado com a contratação de seguros específicos para redução dos riscos pertinentes (Himov);
- Solução tecnológica para a execução de instruções de pagamentos multi-moeda, de uso exclusivo entre instituições autorizadas pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio com a finalidade de troca imediata de reservas (JP Morgan);
- Realização de transações de pagamento com concessão de crédito, rotativo ou parcelado, utilizando funcionalidades do Pix (Itaucard);
- Plataforma para emissão e negociação secundária de títulos de renda fixa privada (Bolsa OTC);
- Desenvolvimento de um mercado secundário de Cédulas de Crédito Bancário – CCBs (INCO);
- Implementação de uma rede de pontos físicos que ofereça o serviço de aporte de recursos em espécie (Mercado Pago);
- Plataforma capaz de movimentar valores entre duas ou mais contas, mediante a transferência de valores para contas “temporárias ou de liquidação”, sob demanda, para a realização de uma operação sob condições previamente firmadas (IUPI).
Sandbox significa Ambiente Controlado de Testes para Inovações Financeiras e de Pagamento. Nele, determinadas entidades são autorizadas pelo Banco Central para testar projetos inovadores nas áreas citadas, sempre observando as regras específicas do BC com o acompanhado pelo Comitê Estratégico de Gestão do Sandbox BC.
Os objetivos são estimular a inovação e a diversidade de modelos de negócio, fomentar a concorrência entre os fornecedores de produtos e serviços financeiros e atender às diversas necessidades dos usuários no âmbito do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro, assegurando a higidez desses sistemas.
As principais normas sobre o Sandbox são: Resolução CMN n° 4.865; Resolução BCB n° 29; Resolução BCB nº 50; Resolução BCB nº 77; e Resolução BCB n° 141.
Leia mais: LinkedIn