O Banco Central lançou o BC Protege+, um novo mecanismo gratuito que permite ao cidadão bloquear a abertura de contas em seu nome, reforçando a proteção contra fraudes de identidade no Sistema Financeiro Nacional.
Ao ativar a ferramenta, as instituições financeiras são obrigadas a consultar o BC Protege+ antes de abrir contas correntes, poupança ou contas de pagamento. Caso o bloqueio esteja ativo, nenhuma conta pode ser aberta sem a autorização do titular — que pode ser liberada temporariamente, se necessário.
A iniciativa ajuda a prevenir golpes comuns envolvendo uso indevido de dados, abertura fraudulenta de contas e contratação de empréstimos sem o conhecimento da vítima, que muitas vezes só descobre o problema quando surgem dívidas ou restrições de crédito.
Do ponto de vista do mercado, o BC Protege+ complementa as práticas de prevenção a fraudes, fortalece processos de KYC e onboarding e aumenta a transparência na relação entre instituições e clientes, sem substituir outras obrigações de verificação de identidade previstas na regulamentação.
Uma camada adicional de segurança, simples de ativar e com impacto direto na prevenção de fraudes financeiras.
Confira o material que preparamos aqui!








