A Criação do Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Banco Central do Brasil

Em 15 de agosto de 2024, o Banco Central do Brasil publicou a Resolução nº 408, por meio da qual constituiu o “CdE IA”: Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Banco Central do Brasil. O CdE IA será composto por técnicos especialistas que ficarão sob a coordenação do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) e, acumulando funções de natureza propositiva e consultiva, buscará promover o desenvolvimento e o uso da ciência de dados e da inteligência artificial (IA) na autarquia.
Caberá ao CdE IA submeter ao Deinf as diretrizes de governança para o uso seguro e ético dos serviços de software que utilizarem ciência de dados e IA. O coordenador e a liderança técnica do CdE IA definirão metas anuais para o grupo e prestarão informações ao Comitê de Governança, Riscos e Controles (GRC), ao Deinf e ao Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes), além de outros componentes do Banco Central, quanto solicitado.
As inovações tecnológicas são parte da agenda estratégica do Banco Central e, com o CdE IA, a expectativa é que a autarquia possa implementar melhorias na prevenção de fraudes financeiras, promover a capacitação em ciência de dados e IA, reduzir custos de intermediação e aprimorar a sua capacidade de decisão , reduzindo erros e otimizando a análise de dados no setor financeiro.
A Resolução entrará em vigor já na próxima semana, em 1º de setembro de 2024.
Clique aqui e confira o material que preparamos sobre o assunto.