Nossa sócia Helen Naves foi consultada pelo serviço Fato ou Fake, do G1, sobre um vídeo que circula nas redes sugerindo que o presidente Lula tenha defendido o confisco da poupança dos brasileiros.
No discurso, Lula diz a frase “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social mobilizando os bancos de desenvolvimento (…)”. O vídeo destaca a legenda: “Confisco democrático”.
O termo “poupança regional” refere-se à reserva financeira comum entre os países da América do Sul, reunindo seus bancos de desenvolvimento, sem nenhuma relação com o dinheiro que o cidadão comum possui no banco.
Helen esclarece na reportagem que o artigo 62 da Constituição Federal estabelece que o Presidente da República não pode, por meio de medidas provisórias, adotar qualquer medida que “vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.
Para ler o texto na íntegra, acesse https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2023/07/19/e-fake-que-ao-mencionar-poupanca-regional-lula-defenda-confiscar-poupanca.ghtml