HNAVES Advogados

Escritório de Advocacia e Boutique

Helen Naves

Foto de Helen Naves

HELEN NAVES

Sócia

Helen Naves é advogada atuante na área bancária e financeira em São Paulo, com dupla qualificação em Direito pela OAB de São Paulo, Brasil, e pelo Estado de Nova Iorque, EUA.

Por mais de duas décadas, Helen atuou como parte do departamento jurídico de instituições financeiras multinacionais líderes e como sócia em alguns dos escritórios de advocacia de maior prestígio no Brasil.

A prática de Helen Naves inclui aconselhamento específico na área de direito bancário, financeiro e mercado de capitais, assessorando instituições financeiras e companhias em operações de financiamento e de mercado de capitais de dívida, além de assessorar na estruturação, elaboração e negociação de contratos bancários, garantias e outros instrumentos financeiros, incluindo derivativos, futuros e investimentos internacionais.

Além da prática jurídica diferenciada, Helen Naves mantém posições de liderança como Senior Vice-Chair da Seção Internacional da Associação dos Advogados do Estado de Nova Iorque (NYSBA) e Copresidente da Associação de Ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Fordham (EUA).

Desde 2009, quando Helen Naves se juntou ao primeiro comitê de diversidade e inclusão em um grande escritório de advocacia na Cidade de Nova Iorque, ela tem desenvolvido uma profunda consciência para iniciativas de diversidade e inclusão, especialmente para promover e aumentar oportunidades de carreira de mulheres advogadas, bem como contribuir na mentoria, networking, desenvolvimento profissional e educação.

Helen Naves é Bacharel em Direito, Pós-Graduada em Direito Mobiliário e Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e tem LL.M. em Bancário, Societário e Direito Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de Fordham (EUA).

OPERAÇÕES RELEVANTES

As operações relevantes que Helen Naves participou incluem as seguintes:

Financiamento de Projeto

Assessorou múltiplas empresas em financiamentos locais e internacionais de projetos, incluindo projeto de Trem de Alta Velocidade (TAV), solar, eólico, energia termo e hidroelétrica e projetos de transmissão.

IPO Follow-on

Assessorou múltiplos emissores e instituições intermediárias em ofertas públicas de ações no Brasil e nos EUA, de acordo com a Rule 144A e Reg S.

O3 Capital

Assessorou a O3 Capital na negociação de diversos contratos para celebração de derivativos locais e internacionais, abertura de contas e outros produtos de investimentos estruturados.

B3

Assessorou a B3 na análise de novos produtos e serviços, infraestrutura de mercado e outros produtos de mercado de balcão e de valores mobiliários listados.

Banco BV

Assessorou o Banco BV, como coordenador líder, em diversas emissões e ofertas públicas de valores mobiliários de dívidas.

Eletrobras CGT Eletrosul

Assessorou a Eletrobras CGT Eletrosul e demais empresas afiliadas em várias emissões e ofertas públicas de debêntures de infraestrutura, bem como financiamentos junto ao BNDES.

Banco Safra

Assessorou o Banco Safra, como coordenador líder, em diversas emissões e ofertas públicas de valores mobiliários de dívidas.

Como advogada interna, representou o Safra na reestruturação de dívidas sindicalizadas com bancos brasileiros e estrangeiros da Celesc, AES Eletropaulo, Light e BCP Telecom.

Banco Rendimento

Assessorou o Banco Rendimento na análise de novos produtos e serviços, elaboração de pareceres e de contratos.

Natura &Co

Assessorou o Grupo Natura &Co em várias emissões e ofertas públicas de valores mobiliários, incluindo para o financiamento às aquisições da The Body Shop e da Avon.

Banco Santander

Assessorou o Banco Santander, como coordenador líder, em diversas emissões e ofertas públicas de valores mobiliários de dívidas.  Auxiliou também no atendimento à Tesouraria, com a análise de novos produtos, elaboração de opiniões e revisão de contratos.

Como advogada interna, representou o Santander na emissão e colocação privada de notas estruturadas e credit linked notes, emissão de perpetual non-cumulative junior subordinated securities, emissão de CDB subordinado, emissões de Euro Medium-Term Note Program diversified payment rights securitization program.