HNAVES Advogados

Escritório de Advocacia e Boutique

Fernanda Fischer Casagrande

FERNANDA FISCHER CASAGRANDE

Sócia

Fernanda é Mestre em Direito Penal Econômico pela Fundação Getulio Vargas/SP e especialista em Direito Penal Financeiro e Compliance pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Possui experiência de mais de 12 anos de advocacia, tanto como executiva do Departamento Jurídico de grandes empresas, como em renomados escritórios de advocacia, majoritariamente na área consultiva em questões de legislação criminal brasileira e compliance.

Fernanda presta auxílio especializado a seus clientes na tomada de decisões estratégicas relacionadas a questões de conformidade regulatória, riscos do negócio e mitigadores, programas de compliance anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro e medidas de governança corporativa. Forte atuação como consultora para Departamentos Jurídicos e de Compliance de seus clientes.

Sua prática inclui condução de avaliações de risco e desenvolvimento, revisão, implementação e monitoramento de programas de compliance anticorrupção e PLD-FT, treinamento de diretores e empregados e auditorias anticorrupção no contexto de gestão de terceiros e projetos de M&A.  Fernanda possui experiência na interação com autoridades judiciais e regulatórias, condução de investigações internas de pequeno e grande porte (incluindo multijurisdicionais), assistência em casos de reporte de informações a autoridades, conselhos e outros órgãos de controle e atuação em casos de violação às legislações anticorrupção nacionais e estrangeiras e às leis criminais brasileiras. Fernanda desenvolve pareceres sobre os temas de sua especialização para clientes de diversos segmentos de mercado.

Fernanda é membro do Centro de Estudos de Integridade e Desenvolvimento (CEID) do Instituto Não Aceito Corrupção e do Compliance Womem Committee em São Paulo.

Em outubro de 2023, foi nomeada Coordenadora Adjunta da cadeira de Compliance e Governança Corporativa da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, função que ocupa até o fim de 2024.