HNAVES Advogados

Escritório de Advocacia e Boutique

Helen Naves esclarece confusão sobre “confisco de poupança” no G1

Nossa sócia Helen Naves foi consultada pelo serviço Fato ou Fake, do G1, sobre um vídeo que circula nas redes sugerindo que o presidente Lula tenha defendido o confisco da poupança dos brasileiros.

No discurso, Lula diz a frase “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social mobilizando os bancos de desenvolvimento (…)”. O vídeo destaca a legenda: “Confisco democrático”.

O termo “poupança regional” refere-se à reserva financeira comum entre os países da América do Sul, reunindo seus bancos de desenvolvimento, sem nenhuma relação com o dinheiro que o cidadão comum possui no banco.

Helen esclarece na reportagem que o artigo 62 da Constituição Federal estabelece que o Presidente da República não pode, por meio de medidas provisórias, adotar qualquer medida que “vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.

Para ler o texto na íntegra, acesse https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2023/07/19/e-fake-que-ao-mencionar-poupanca-regional-lula-defenda-confiscar-poupanca.ghtml